Bem vindos! Welcome!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Os manipulados

Fantoches. Meros fantoches nas mãos hábeis da manipulação. Somos diariamente manipulados, desde a compra de um produto no mercado, à escolha de um voto. Sem decisões próprias.
A mídia dita a moda, a nova tendência da estação. Então, cegamente vamos às lojas e compramos alem do limite, afinal, é dividido em ate 24 vezes, sem juros e sem nada de entrada. Os comerciais na TV, dizem qual refrigerante, produto de limpeza ou creme capilar é melhor. As novelas ditam os bordões, e que sim, menores de idade podem passar a noite na casa do namorado e não há problema. O mercado musical lança aos nossos ouvidos aquela musica terrível de se ouvir (e todos concordam que é terrível), no entanto, por ser campeã das paradas e estar em volume máximo no som dos carros da rua, cantamos em alto som, e como pessoas descontroladas, a dançamos. É a moda.
Enfim, de quatro em quatro anos, vem a política. As ruas se enchem dos sonoros “votem em mim”, “a mudança chegou!” “renovação!”. Nossas casas são invadidas pelas cansativas propagandas eleitorais. É cada proposta que se vê... Prometem até a roupa do corpo! Então, começa a escolha do voto. O vizinho sugere: “votem no sicrano, porque ele me deu uma cesta básica”, porém o outro ferozmente defende seu candidato:” não, de maneira alguma, vocês tem que votar no fulano, porque eleição passada ele me deu uma casa, e fiquei sabendo que vai diminuir a carga horária do trabalho e aumentar o salário” Mas, uma eventual ocasião, faz com que deparemos com o candidato Beltrano. E, Beltrano usando de palavras eloqüentes, nos comove, faz promessas, mostra o caos da cidade, do país, e mostra melhoras que ele pode fazer. Então decidimos: É em nesse sujeito  que devemos votar! Fazemos alarde, torcida, brigas em fim de tarde, tudo a defesa de Beltrano. Porém, um dia, o partido rival de Beltrano, coloca a mostra no horário reservado a propaganda eleitoral, um furo de Beltrano. E lá vamos nós, torcer pro time rival. Fantoches. Que fica de mão em mão... Manipulados.
Temos visões limitadas, e não conseguimos enxergar, que somos meros fantoches. A mídia só revela escândalos políticos, em ano eleitoral. As promessas de boa vida, só acontecem em ano eleitoral. É como disse sabiamente Rei Salomão, que nunca fartamos de cometer os mesmos erros. Sabemos que promessa de político é duvida. Que sempre usarão a eloqüência para nos comover. No entanto, pensamos que toda vez será diferente.
Brother. É hora de acordar, mano. Não se deixe levar pela ociosidade. Não espere de político, senão você passa fome... Acorda pra realidade, desliga essa TV, pega no trampo. Passou a política, o candidato eleito esquece seu rosto. Não seja mais um. Seja um. Diferente... É isso aí, diferente!
                                                                         

                                                                            J.Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário